centauro.com.br

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O que incomoda na franquia X-Men?



Recentemente assisti ao X-Men - Dias de um futuro esquecido; e cheguei a seguinte conclusão: É uma promessa justificável para a franquia respirar e chegar a mais uma continuação. Todos os outros filmes já produzidos possuem um problema lógico e cronológico envolvendo todos os personagens e que acabam por serem pouco desenvolvidos e menos atrativos dentro do universo mutante do filme.

Uma franquia na qual deixa de lado o líder do time dos mocinhos, o Ciclope, não poderia seguir colocando seu coadjuvante, o Wolverine, como a cabeça pensante frente às batalhas travadas da equipe, mas o colocou. Talvez pelo grande interesse em ver um Wolverine em carne, osso e adamantio, coloca-lo no foco da trama seria uma aposta certeira, até foi, mas Hugo Jackman passou longe de interpretar o Logan/Wolverine do qual conhecemos nos gibis e das séries animadas de TV.

Com a possibilidade do passado de Logan ser revelado, quem iria se importar com o Ciclope e os outros mutantes? Evidente que ninguém se importaria, mas fizeram o “favor” de produzir aquela coisa chamada X-Men: Origens. Nem preciso comentar aquilo, aquele DeadPool... Não vou começar a discutir isso!

Voltando ao futuro esquecido, o desenvolvimento do filme se passa no passado onde mostra o Professor Chavier e Magneto ainda jovens, esse retorno ao passado para explicar o futuro tem um motivo simples de ser analisado: o sucesso do longa Primeira Classe. Mais de 60% desse novo filme se passa num passado que é mais interessante do que todos os outros filmes produzidos e até a esse futuro da raça mutante que eles tanto temem.

A repetição de “formulas” para obter o mesmo resultado um dia acaba dando um resultado diferente, para não dizer errado. A repetição da forma de ação do Mercúrio, da mesma forma como aconteceu com Nortuno, poderia ter sido descartada, mas mais do mesmo nunca é demais para Bryan Singer.

O roteiro parece seguir aquela velha linha de filmes de aventuras da década de 80 e 90 com a diferença de mais aparato tecnológico para os efeitos visuais. Fazendo com que o filme seja só mais um no mercado ao invés de ser o filme do ano.

O figurino? Qualquer cosplayer pobre faria aquelas fantasias. Não há nem a preocupação de caracterizar os personagens de forma decente.

Já cansado de falar sobre esse filme, só tenho a dizer mais uma coisa sobre quem elogia a franquia pelos “grandes atores” que atuam nela, não são todos, por isso as aspas: Ator bom com roteiro ruim não faz milagre. Mesmo assim o filme vem faturando seus milhões aos redor mundo e já chegou ao topo de arrecadação entre os filmes anteriores da franquia com US$ 600, coisa inexplicável para grandes fãs, mas economicamente de fácil compreensão.


Existem várias coisas que incomodam nessa franquia, considero ela decepcionante, mostrei algumas delas, mas e vocês, o que acharam desse ultimo filme? Olhando toda a franquia o que foi positivo ou negativo?

5 comentários:

  1. Esperava + do filme e ta na hora de acabar com essas continuações que tao ficando chatas e sem graças

    ResponderExcluir
  2. ACHEI O FILME BOM D+, MELHOR FILME DO ANO.

    ResponderExcluir
  3. Vi seu comentário no Omelete, ou melhor, na Borgo Industries...
    Pra falar verdade só vou lá trolar aquelas reviews porcas com seus 1500 comentários de telespectadores e leitores imaturos (ops. isso me inclui).
    Enfim, vale lembrar que o DOFP é um dos arcos de história dos gibis, mesmo que não tenha nada escrito sobre o que se sucede do sucesso da missão de Kitty Pride na volta ao passado. Vi que muitos comentários do Omelete estavam reclamando do "nada a ver voltar no tempo".
    Era tipo, 90% dos comentários.

    O que se deparou na franquia foi:
    - Mutantes com grande "poder de bilheteria" mortos.
    - Furos na sequencia de alguns outros (provavelmente pelas direções diferentes nos filmes iniciais 1,2 e o 3)
    - A franquia 'standalone' do Wolverine.
    - Hugh Jackman e Jennifer Lawrence.

    Já reparei que os brasileiros são mais fechados a adaptações.. "Ahh.. Vi isso no desenho e era assim".. "Li no gibi tal que era assim".
    Mas, as vezes, paro pra pensar. Qual sentido faria a Kitty Pride voltar no passado. Até então nem o seu poder mutante havia sido mostrado direito! Conseguiram encaixar os fatos do Wolverine com a atuação da Mística.
    O final, por exemplo, que foi massacrado lá no Omelete só mostrou o lado misterioso da Mística.
    Até o clímax do filme achava-se que era de fato uma redenção, mas no fim, ela ainda lutava pela causa dos mutantes.

    Penso que dado o trabalho já feito até o momento, este último filme conseguiu executar muito bem essa parte da história. E jogar o Apocalipse no final só traz empolgação, pq é um dos melhores (senão o melhor) arco de X-Men. Estou ansioso.

    Com os comentários mais sérios até concordo que as vezes essas franquias cansam, mas repito que o último filme foi muito bem executado.. o que, aliás, torna o melhor até agora.

    Como curiosidade, já saiu que é a melhor estreia da Fox desde Alvin e os Esquilos em 2010.
    Já fez 730 milhões de doláres no mundo todo e atualmente é o terceiro mais bem-sucedido filme da franquia.

    Espero que eu possa ter trazido uma alegria ao autor deste blog.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De boa, os comentários no omelete são chatos demais, aqui a coisa parece mais séria. A crítica do blog foi boa e o comentário acima foi show também. Espero que o blog continue, é bem diferente. Até mais

      Excluir
  4. Concordo com o texto do blog e com o anônimo do ultimo comentário também. Gosto muito dos x-men, mas parece que o filme fez sucesso de um jeito que joga fora tudo o que foi feito até então, menos a primeira classe. Só isso que achei.

    ResponderExcluir